quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Reclamando de quê?

Recebi um email hoje muito interessante, na verdade, a mensagem não informava nada de tão excepcional, apenas o óbvio que ninguém quer enxergar, falar ou aceitar. Dessas questões que gosto tanto de comentar, sobre política, ética e comportamento. O autor anônimo, daquelas correntes insuportáveis que recebemos e acabamos repassando para agradar um ou outro ou até por peso de consciência...

O texto convidava para a reflexão... sobre a atitude de muitas pessoas de reclamar dos políticos brasileiros, reforçando depois que todos nós também somos culpados tanto por colocar os picaretas no poder como por contribuir para as mazelas sociais com atitudes individualistas e irresponsáveis.

Concordo plenamente...!!!!!!! Somos responsáveis por tudo, pela corrupção, pela falta de ética dos nossos governantes! Eles são o espelho da nossa sociedade, de nós mesmos!!! Nesta época de eleição isso fica muito visível... muitos votam pensando no emprego do parente, nos interesses pessoais. É cada um por si... Poucos pensam no social!

E quanto mais velhos ficamos... a ideologia da juventude (de alguns) vai sendo ocupada pela necessidade de sobrevivência! Claro que nem todo mundo se entrega ou fica mau caráter por conta disso! Mas muitas dessas pessoas que votam por interesses ou são irresponsáveis em situações rotineiras reclamam da política no Brasil...

Repito...!!!! Nós somos responsáveis pelas coisas que não dão certo no Brasil!!! Quando jogamos lixo pela janela do carro ou do apartamento, na rua... (e damos a nossa participação na poluição e para o agravamento das enchentes), quando dirigimos bebendo ou falando ao celular, deixamos pessoas sem cinto no banco de trás do carro ou estacionamos em calçadas e locais proibidos e trafegamos pela direita no acostamento, entre outras infrações (facilitando a ocorrência de acidentes, mortes, sequelas graves e problemas no trânsito), quando trocamos voto por qualquer coisa, quando somos servidor público e não nos esforçamos para atender bem o cidadão (já que estamos garantidos pela estabilidade) ou quando incentivamos a ilegalidade em suas várias formas.

Mais... Quando jogamos pontas de cigarros no mato ou causamos queimadas na vegetação (piorando o estado de saúde e o clima), utilizamos nossos conhecidos para obter vantagem para atendimento prioritário em instituições públicas, diminuímos a idade do filho para não pagar ingresso e passagem, quando fazemos uma fezinha no jogo do bicho e frequentamos caça-níqueis ou bingos, quando vendemos os vales (alimentação e transporte), quando encontramos um objeto perdido e não nos esforçamos para devolver, quando damos calotes ou deixamos de pagar nossos credores e até parentes e amigos.

A mensagem do email ainda cita outros casos (crimes), como as várias falsificações, cometer vandalismo contra bens públicos, o suborno para se livrar de multas, saquear cargas de veículos acidentados nas estradas, pegar atestado médico sem estar doente só para faltar ao trabalho, fazer gatos/ligações clandestinas (de água, luz, água e TV a cabo), registrar imóveis no cartório com valor abaixo do comprado ou comprar recibo para abater na declaração do imposto de renda só para pagar menos impostos...

Ainda... utilizar equipamentos e a estrutura de órgãos públicos/empresas para fins particulares, vender objetos doados para campanhas, comprar produtos piratas, adulterar o velocímetro e outros equipamentos do carro para vender melhor, usar vagas reservadas para idosos e deficientes (em estacionamento e transporte público), etc.

Por isso tudo, de alguma forma, somos responsáveis pela corrupção e por grande parte dos nossos próprios problemas individuais e sociais...

Falta ética e sobra hipocrisia!!! Falar do outro é muito fácil... Difícil é olhar no próprio espelho!!! Estamos reclamando do quê????

Antes de reclamar do outro precisamos mudar... transformar a cultura de se dar bem ou de dar um jeitinho...

PRECISAMOS DAR EXEMPLO ÀS CRIANÇAS!!!

Então, quem sabe, um dia, no futuro, teremos um País e uma sociedade mais justa e políticos honestos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário