quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Casamentos....

Ah... Vamos agora um pouco de Olhar da Vida... As notícias não andam me trazendo reflexões ultimamente... Os vazamentos de informações na Receita... Um pastor que quer queimar o Alcorão nos Estados Unidos... Os jogadores de futebol e seus dilemas... A militância política se espancando e se matando na rua por seus candidatos e interesses... Jornalistas mortos pelo narcotráfico no México, etc.

Busco aqui inspiração no grande mestre Luiz Carlos Prates, cabeça pensante do Sul do Brasil, com quem tive o grande prazer de trabalhar e ouvir, ler, seus comentários.... (muitas vezes afiados, mas terrivelmente e preciosamente reais) para falar de vida. Há! E no Arnaldo Jabour (a quem dedico meus devaneios), para definir o que é amor e o que é casamento.

É claro... um jogo de interesses... interesse pela beleza, interesse pelo poder, interesse pelo o que a pessoa tem para oferecer.... seja dinheiro, seja poder, seja conforto, seja cuidado, seja alegria, seja companheirismo, seja status social (inclusive por querer provar que é capaz de manter uma relação conjugal)...

Apenas interesses!!! Há claro... tem aquela paixão... é claro... coisa de pele né? Cheiro, gostos e tal... Ou o amor... admiração... seja o que for... A mente humana faz coisas!!!

Mas o tempo também... Vixi, Denise, o que é isso??? Há... Vamos lá... pessoal... isso é realidade!!! A vida como ela é e que ninguém quer aceitar!!! Sei que seria muito melhor falar de sonhos... agradar aos leitores.. e olha que nem estou falando de filhos para não complicar a linha de raciocínio sobre a razão dos casamentos...

Na verdade, as relações “conjugais” só duram por conta do respeito, da consideração e da insegurança! Mas e os interesses? Bom... os interesses ficam para trás... o poder, a beleza, o dinheiro, a paixão... etc... tudo isso pode acabar. O que fica, se ficar, é o respeito, a consideração e a insegurança... Se nada disso ficar... (virar costume sabe?)... Sinto muito em dizer que se morre um pouco a cada dia... A feliz e agradável entrega vira escravidão, depressão e outras coisas.... O pior é quando isso começa a afetar outras pessoas e outros lares!

E a insegurança? Isso é bom a ponto de se manter uma relação? Incrível! Mas conheço pessoas que estão com outra porque simplesmente se sentem mais seguras com ela e, por isso, se sentem felizes! E não são poucas... se não forem a maioria!!! O problema é o fim quando menos se espera e ficar sem chão!!

Mas... concluindo....

Desculpem-me pelo pessimismo... Não estou dizendo que o amor e o casamento não existam... ou que não vale à pena tentar... Apenas que são/ou parecem verdadeiramente reais enquanto duram os interesses de ambas as partes... Só isso! Báhhhhhhhhh, Guria, jogastes no ventilador, como diria o Prates!

Agora um pouco de otimismo... Um pouco... Não quero dizer que não devemos amar, casar e acreditar !!!

Não desista! A solidão não é solução para evitar o sofrimento...

Só não se esqueça de si mesmo!! É que precisamos avaliar melhor as nossas relações... para não virarmos inimigos de nós mesmos!!!

Esperança... Afinal, somos humanos e precisamos das pessoas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário