quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tragédias...

Pessoal, andei sumida por uns tempos, abandonei por completo o Blog... pois, sinceramente, precisei me afastar.... primeiro para tirar umas férias... e depois para me preparar para concurso!!!! É... sou uma jornalista em busca do meu lugar ao sol... a vida não anda fácil pra ninguém!!! Ainda estou nesse processo das provas... mas não podia ficar calada diante de tantas tragédias. A imprensa vinha se dedicando nos primeiros dias do ano a fazer uma análise dos primeiros cem dias dos novos governantes brasileiros.... mas não deu muito tempo ... as tragédias ocuparam espaço “especial” nas manchetes... tragédias humanas... tragédias naturais... humanas-naturais.... Até a decisão “inacreditável” do STF de considerar a Lei da Ficha Limpa inválida para as eleições do ano passado (como assim?) e as inúmeras manifestações na Esplanada dos Ministérios, nesta semana, não conseguiram despertar o interesse da mídia. A contagem dos corpos no Japão, após terremoto, tsunami, vazamento nuclear e o relato “minucioso” da tragédia do “alucinado” que resolveu matar criançinhas numa escola do Rio, a matança na África, os 900 mortos na enchente-desabamento no Rio tb etc, foram o suficiente para desviar a atenção e reforçar o espetáculo da violência que tira milhares de vida no planeta. Como se não bastasse o terror das tragédias... o noticiário dá um jeitinho de chocar e dramatizar ainda mais o que já é um drama insuportável, em todos os sentidos.
Um fato, tão importante quanto a importância de se ter sistemas de alerta para fenômenos naturais, novas pesquisas e a necessidade de aumentar a segurança nas escolas, é reconhecer que a sociedade está doente! As pessoas competem nas ruas... o ódio corre solto! Não existe solidariedade e amor ao próximo... é uma guerra civil no trânsito, nas filas, no trabalho, nas famílias, nas festas... em todos os cantos. Nesta semana, um figura subiu no mastro da bandeira na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e colocou fogo!!! É o descontrole social, individual!!! As pessoas se perdem no meio de uma confusão sem fim... dívidas... desemprego... ansiedades... O fato é que aquele outro maluco, assassino, terrorista, sei lá, foi um jovem discriminado na escola, entre os amigos, que já tinha problema psicológico detectado pela família.... e por aí vai.... Ele não é o único! Não é difícil encontrarmos casos de crianças e adolescentes problemáticos que não têm o mínimo de atendimento , quando tem, é sem direcionamento individualizado e sem qualidade. Podemos ir até mais além.... quem poderia ter um atendimento melhor, na classe média alta, rica, também anda queimando índio, mendigo, espancando homossexuais e achando motivo para se tornar um neonazista!!!! Sem saber o significado da coisa e tal. Pela simples necessidade de agredir, de explodir.... entrar em estado de fúria para justificar uma incompreensão familiar, social... fraqueza espiritual, pessoal. Ou tentar mostrar um “poder” ou crença de “superioridade”. A sociedade está doente... o mundo está doente.... todos se rebelam na correria dos novos tempos: a natureza, os malucos.... os “normais”. As drogas ocupam o lugar vazio!!! Vazio de afeição pelo outro, por si mesmo!
Precisamos de mais psicólogos!!! De líderes espirituais... De conforto na alma!!! De pessoas que ajudem os pais a entenderem a si mesmos para ajudarem seus filhos a enfrentar um mundo cada vez mais cruel. Precisamos do verdadeiro Deus em nossos corações... de templos realmente sagrados... sem “Igrejas” corruptas, pedófilas.... terroristas... Precisamos de Paz!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário