quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Rádio e o Apagão...

Recentemente, fiz uma reflexão em “Vida Tecnológica” a respeito das possibilidades com o crescimento e a importância da internet (mais correria diária, entre outras opções e questões) de se ameaçar a sobrevivência do rádio e de outros veículos de comunicação. Fiquei pensando nisso... e não poderia deixar de comentar um fato muito curioso que aconteceu no Sul do Brasil no início desta década.

Imagine uma cidade inteira hoje sem energia elétrica ??? Um Apagão Total?? Sem internet, sem televisão, sem eletrodomésticos....etc. Assim viveu a população de Florianópolis, capital de Santa Catarina, durante 55 horas, sem perspectivas de volta!!!

Um acidente nas instalações elétricas numa das pontes que ligam a ilha ao continente, no dia 29 de outubro de 2003, interrompeu o abastecimento da cidade. Não estou falando apenas da falta da energia... da luz... mas da vida normal e da rotina das pessoas.

Estou falando do sistema bancário sem operação, do comércio fechado pela falta de funcionamento dos sistemas informatizados e funcionários nas calçadas, do abastecimento de água prejudicado também por falta de bombeamento no sistema, das escolas tendo que enviar os estudantes para casa diante do caos, da falta da televisão e do jornal para enviar as notícias... das emissoras de TV doando geradores para atender hospitais... da polícia com problema de comunicação, linhas telefônicas congestionadas e sistema de rádio sem operar... Dos restaurantes, supermercados e residências tendo prejuízos com os alimentos descongelados... Da falta até de vela para comprar por conta da alta demanda...

Enquanto isso... a rádio CBN, pela qual eu fazia cobertura, serviu como elo de ligação da população com a notícia e com a vida na cidade. Jornalistas de outros veículos do Grupo RBS, também passaram a atuar na programação para reforçar o time de repórteres...era difícil conseguir um contato... usuários ligavam para emissora para comunicar a situação que vivenciavam...órgãos públicos usavam o veículo para divulgações diversas... e assim passaram as horas de angústia.

Pelo lado positivo... as famílias, os amigos e os vizinhos se reuniram para ouvir as notícias pelo radinho à pilha ou para ajudar uns aos outros naquele momento difícil...

Eu, especialmente, acompanhei os engenheiros e técnicos das Centrais Elétricas de SC no trabalho de “simplesmetente” construir uma nova rede de energia elétrica provisória pelo mar... Pensa nisso em poucas horas e com muita pressão... sem saber do resultado... Muitos profissionais não dormiram, não comeram... E pude viver o momento mais emocionante da minha carreira... quando a primeira luz acendeu. Eu não consegui entrevistar um dos engenheiros pela rádio porque ele emocionado caiu no chão com a voz sufocada pelo choro!

Durante todo o dia... a rádio deixou os ouvintes falarem... As pessoas ligavam de várias partes da cidade para contar a sua saga... as crianças gritavam ao fundo e todos comemoravam... e avisavam quando a energia era restabelecida!!!

Assim terminou o blecaute na Ilha de Santa Catarina que virou tese de mestrado em escolas de jornalismo, lição para governos e prêmios de reconhecimento para essa emissora que mostrou que o rádio ainda cumpre o seu importante papel.... DE LEVAR A NOTICIA URGENTE, IMEDIATA E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO AOS MAIS DIVERSOS LUGARES....!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ESSE FATO E OS ACASOS DA COBERTURA ESTÃO DETALHADOS NO LIVRO: “CBN DIÁRIO: UMA LUZ NO APAGÃO”, DOS JORNALISTAS RICARDO MEDEIROS E CAROL DENARDI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário