segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cultura do erotismo....

No ano passado, tive a oportunidade de acompanhar e entrevistar autoridades envolvidas com a questão do combate à exploração sexual no Brasil. Representantes de entidades e de órgãos públicos falaram do esforço em mudar a imagem do País, visto por muitos estrangeiros como território das mulheres bonitas e “disponíveis”. Uma das ações neste sentido, nos últimos anos, foi a retirada das fotografias de mulheres seminuas, em praias brasileiras, do material de divulgação turística no exterior. Uma tentativa de reverter a impressão de que no Brasil é só mulherada e sacanagem, o que teria estimulado o chamado “turismo sexual” e o tráfico de mulheres.


Plausível a iniciativa!!! O problema é que a cultura erótica, altamente disseminada no País, não contribui para transformar essa realidade. Não precisa de muito esforço para perceber... basta ligar a TV em qualquer canal... que lá estão os corpos expostos... em qualquer horário!!! Vale ressaltar os programas “extremamente” apelativos... disfarçados de programas humorísticos... Impressionante, praticamente não há humor na televisão sem as piadas apimentadas sobre sexo. Pelo menos essa é a linha dos principais programas de televisão no Brasil.

No final de semana passado, num canal desses aí, estavam oito mulheres de biquíni participando de uma brincadeira “muito instrutiva”. De pernas abertas, elas ficavam recebendo palmadas umas das outras para saber qual resistia mais às pancadas para ganhar um grande prêmio. Depois uma delas dançava pendurada num cano para homens homenageados pelo Dia dos Pais, aquele (pai) que ficasse nervoso teria que deixar o filho levar uma palmada de um brutamonte! Mudei de canal... aí acompanhei a “matéria” de um repórter que contava a sua saga de perseguir uma mulher que teria traído o marido oito vezes.... então, o jornalista acompanhou a mulher saindo de um motel e foi até à casa dela questionar a atitude.


Outro dia, outra emissora de TV dedicou um espaço nobre para contar o caso de duas mulheres que ficaram famosas por terem brigado por um homem e o vídeo das agressões ter parado na internet com grande sucesso !!! Tudo bem que falar dessas coisas que acontecem na internet são sempre uma forma de alertar as pessoas sobre o que esse meio de comunicação é capaz... mas...


Gente, não sou uma velha careta!!! Por Favor!!! Mas é preciso ter limite...!!! O que vamos fazer com as crianças??? Pode até ser engraçado, eu mesma já me peguei rindo dessas bobagens... assisto e, às vezes, até me envolvo e chego a fazer comentários (rs...rs) mas, por outro lado, o triste disso é ter que ficar o tempo todo mudando de canal por conta das crianças, apelar para o DVD bruscamente sem dar grandes explicações para não piorar a situação. Pois, às vezes, não dá nem para mandar dormir porque algumas cenas e situações são transmitidas na programação diurna!!!


Quer ver um filme pornô ou cenas de erotismo?? Tem lugar e hora certa!!! As locadoras estão cheias... as revistas especializadas também têm se esforçado para atender os mais diversos públicos e gostos... Local também não falta para colocar a imaginação e as fantasias em prática!!!


Preocupada com essas coisas, aderi ao DVD... e passeios diferentes. Haja dinheiro!!! Certo domingo, fui levar as crianças ao circo. Feliz em poder oferecer uma opção diferente... algo mais “light”. Deparei-me com mulheres dançando de biquíni... palhaços falando palavrões, brigando e contando piada sobre sexo. Onde está aquele tipo de circo que eu visitava quando criança??


Temos que tomar muito cuidado com a educação das crianças.... dos adolescentes em fase de formação. Depois a sociedade vai ter que conviver com os inúmeros desajustados, maníacos, estupradores e mães solteiras. Entendo que o que paga o alto custo da televisão é a diversão fácil para garantir a audiência!!! Mas me expliquem.... Precisa extrapolar e sempre??? O Chaves é a prova de que é possível fazer humor sem apelar para o sexo!!! A matéria de serviço pode sim chamar audiência.... E saúde..??? É sempre muito interessante... E quando o turista vier aqui desrespeitar nossas mulheres!!! Cadê a moral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário